sábado, 31 de maio de 2014

dos exemplos, #duasescolhas

Foi este o 1º exemplo de uma infografia que desejei analisar:

É impressionante como, de forma tão figurativa, se consegue retratar uma realidade bem presente nos dias de hoje.
Sem grande recurso a texto, apenas com os tópicos essenciais que necessitamos para percebermos, facilmente, a dimensão da violência contra as mulheres por parte dos seus parceiros.
Para além disso, e visto que o tema é algo que toca mais especialmente ao sexo feminino, vemos o predomínio do cor de rosa. Cor que, habitualmente, se atribui às mulheres.
Nesta infografia vemos, desde um breve significado do que as Nações Unidas consideram a violência contra as mulheres, até ao tipo de violência mais comum, aos factores que levam a que essa aconteça, e até às percentagens correspondentes a este acto em cada nação do México. Ainda que seja um assunto delicado, foi tratado e representado de forma mais dinâmica nesta infografia, mas com as informações essenciais que nos permitem facilmente ficar ao corrente da situação através das estatísticas dadas, não através de texto, mas com recurso a imagens e tópicos.

O 2º exemplo:


Simples, mas eficaz!
De acordo com o tema da minha infografia: telecomunicações.
Apresenta a evolução da Apple.
Inclui pouca informação, mas a essencial para que se entenda a evolução.
Por isso, conforme vai apresentando os diferentes modelos, apresenta as datas de lançamento dos
mesmos, o sistema operativo, as características "novas" de uns para os outros, o nº de vendas de cada um, as actualizações/inovações de cada um e, por fim, os países onde os últimos modelos da marca estão a ser usados.
Pouco texto, grande parte da infografia construída com recurso à imagem, com diferentes tipos de cor, o que lhe oferece também mais dinamismo. Leitura prática e visual.
O único defeito que aponto é só mesmo o facto de ser extremamente comprida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário